DIGITAL TRANSFORMATION EM CASA

Digital transformation em casa

Digital transformation em casa

Luna lançou o SMART BED, que integra várias funções, como regular a temperatura da cama, identificar que vc vai dormir e desligar as luzes, o som, e quando vc levanta Luna pode informar a sua cafeteira para ligar e esquentar o café.

A WeMo lançou uma panela elétrica com WIFI, desta forma vc pode controlar via celular, como por exemplo, antes de sair do escritório, ativar a panela e chegar em casa com o jantar pronto.

A Notion tem um sensor que mede temperatura, movimento, iluminação, humidade, e se comunica wireless com o controlador , informando se houve vazamento, se a janela abriu, se a porta fechou, se a temperatura variou, resumindo em um pequeno aparelho em forma de uma bolacha, várias utilidades.

A Nuimo oferece um pequeno disco, que identifica uma série de toques diferentes, para acionar vários dispositivos remotamente e wireless.

A Driblet desenvolveu um sensor para medir vazão de água, que nos ajuda a controlar o consumo, identificar vazamentos.

Como estes o mercado oferece uma infinidade de soluções de IOT para a casa como por exemplo soluções para ligar ou desligar luzes, controlar temperatura, sensores de presença, de abertura de portas , fechaduras eletrônicas, panelas controladas pelo celular, câmeras de vigilância, irrigação automatizada, controle de som, chuveiros eletrônicos, etc.

Isto para não falar das soluções de geração de energia alternativa, como aquecedores solares, placas fotovoltaicas e moinhos de ventos .

Estas soluções são simples de instalar, e estão cada vez mais acessíveis e com certeza vão se popularizar .

Um ponto que me chama a atenção é a possibilidade da integração destas soluções com aplicações analíticas que vão medir a qualidade do seu sono, dos seus hábitos, da quantidade de energia, consumo de água e possivelmente tomar medidas e fazer recomendações.

Esta transformação digital “do lar” criou na verdade um novo mercado, com grande potencial de agregar valor a nossas vidas, facilitar o nosso dia a dia.

Segundo o Transparency Market Research este mercado deverá crescer a taxas de 24.6 % aa, atingindo em 2019 aproximadamente USD 16.4 Bi.

Outro impacto desta transformação digital é nos profissionais que hoje trabalham no mercado de arquitetura e engenharia, que vão ter que considerar uma casa “inteligente”, que deverá regular automaticamente a luz natural que entra em um determinado ambiente, configurar-se automaticamente para uma condição de menor energia, e tornar a vida dos habitantes mais confortável possível.

Porque não pensar na transformação digital das administradoras imobiliárias, que poderão se tornar “analíticas”, monitorando os diversos sensores dos imóveis administrados, enviando técnicos para reparar problemas antes mesmo que os moradores percebam, ou mesmo quando estão ausentes em viagens ou fora de casa.

Vejam que a transformação digital “do lar” trará uma série de consequências transformacionais para o mercado, além da venda, instalação e manutenção deste equipamentos.